Facebook
Telefone: 256 949 041
A+ A A-

Obras Florestais

Obras Florestais

Selecção de varas de eucalipto

Respeitando o compasso adequado, de acordo com a vitalidade da toiça e outros factores, de forma a obter o máximo desenvolvimento da planta e utilizando técnicas e equipamentos que provoquem o mínimo de lesões possíveis, que possam comprometer o seu crescimento.

Limpezas de matos

Esta acção visa a redução da carga combustível e diminuição da competição com o produto que pretendemos obter. Pode ser efectuada, manual, moto-manual, mecanicamente ou através de fogo controlado. As mais utilizadas são a mecânica e moto-manual. Na moto-manual é utilizado um equipamento específico que permite o tratamento dos resíduos dos matos que permitem uma rápida incorporação no solo.

Preparação do Terreno

Esta deve ser o mais ligeira possível e adequada ao tipo de planta e local. A finalidade da mobilização do solo passa pela eliminação da vegetação concorrente, melhoria da estrutura do solo e aumento da infiltração da água. Logo para tal é incorrecto efectuar um aplanamento do terreno, enterramento dos matos e toiças e cava com retro-escavadora, porque estas actividades só destroem a qualidade do solo e agravam a erosão do solo.

(Re) Arborização

Estas operações são efectuadas com um estudo prévio edafo-climático do local para escolher a espécie mais adaptada ao local e que permita uma boa valorização no mercado. Recorrendo a plantas certificadas e efectuada com critérios técnicos que permitam o máximo desenvolvimento da planta.

Podas de formação, limpeza de povoamento, desramações e desbastes

São essenciais para a qualidade do material que o proprietário esta a produzir. Mas se estas acções não forem efectuadas adequadamente podem ter o efeito inverso ao desejado.
  • As podas de formação servem para garantir árvores com fuste direito e sem bifurcação;
  • As limpezas do povoamento tem como objectivo eliminar as árvores mal conformadas de forma a obter uma população homogénea de árvores de qualidade:
  • As desramações servem para melhorar a qualidade da madeira, através de aumento de proporção de tronco sem nós, até uma altura de 4 a 6 metros;
  • Os desbastes são essenciais para diminuir a concorrência entre árvores de futuro (melhores) e permitir que estas ganhem altura e diâmetro de acordo com o seu potencial. Nesta operação já é possivel valorizar o material que é retirado, com excepção do primeiro desbaste.


Abertura, beneficiação e limpeza de caminhos florestais

Além da sua importância implícita nas operações de arbonização, condução e exploração de povoamentos também é fulcral no combate a incêndios. Já que permite uma deslocação mais rápida de meios, funcionando simultaneamente como zona de desacelaração do fogo. Assim, é essencial o seu estado de circulação para o sucesso da propriedade florestal.