Facebook
Telefone: 256 949 041
A+ A A-

Sapadores Florestais

Sapadores


Uma das medidas levada a cabo pela aplicação da lei de bases da politica florestal foi a criação das equipas de Sapadores Florestais.

Os Sapadores Florestais são trabalhadores especializados, com perfil e formação específica adequados ao exercício da prevenção dos incêndios florestais. Executando práticas de silvicultura preventiva (roça de mato, limpeza de povoamentos, realização de fogos controlados, beneficiação e construção de rede divisional, linhas de quebra fogos e outras infra-estruturas) ao longo do ano, sensibilização do público em geral sobre os comportamentos de risco relativamente ao uso do fogo, vigilância (fixa e móvel) das áreas da sua responsabilidade, primeira intervenção, apoio e rescaldo de incêndios florestais.

A Associação Florestal Entre Douro e Vouga possui quatro equipas de Sapadores Florestais, cada uma constituída por cinco elementos, em protocolo com o Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta, actuando nos seguintes municípios: Arouca, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira. Cada equipa faz-se deslocar num veículo todo o terreno, com um depósito de 400 litros de água acoplado a uma moto-bomba e com a possibilidade de utilizar retardante. Para além deste equipamento contam ainda com batedores, moto-roçadoras, moto-serra, extintor, equipamento variado de protecção individual, combate a incêndios, orientação e comunicação.