Facebook
Telefone: 256 949 041

Notícias

A+ A A-

"Reformar a floresta", II Jornadas da Floresta em Arouca

"Reformar a Floresta: uma floresta para o futuro, com rentabilidade e biodiversidade", é o tema das II Jornadas da Floresta, que decorrem a 23 e 24 de março, em Arouca. Uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Arouca, da Associação Florestal de Entre Douro e Vouga e do Círculo Cultura e Democracia.
 
O programa, que está a ser ultimado, conta com intervenções de reputados especialistas nacionais nesta temática e de protagonistas com reconhecido envolvimento no terreno.

Entre outros, está confirmada a presença de João Guerreiro, professor da Universidade do Algarve e presidente da Comissão Técnica para a Análise dos Incêndios de Pedrógão Grande, que fará a conferência de abertura “A reforma que é necessária e a reforma que é possível”, João Ferreira do Amaral, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e presidente da AIFF - Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal, que apresentará a conferência “O que vale a floresta”, e de Helena Freitas, professora da Universidade de Coimbra e anterior presidente da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, com a conferência "Biodiversidade: garantia de futuro".

Serão ainda apresentados alguns exemplos de boas práticas neste âmbito, a nível local e nacional, como é o caso da Cooperativa de Penela da Beira, que falará sobre a produção e comercialização da castanha. Movimentos e projetos colaborativos envolvendo a sociedade civil também estarão representados.

Do programa fará ainda parte um jantar Geofood intitulado “A Floresta à Mesa”, no Hotel S. Pedro, e no qual serão utilizados ingredientes da floresta arouquense.

As sessões são de entrada livre e terão lugar na Loja Interativa de Turismo de Arouca.